Coronavírus: Mandetta diz não haver restrição de viagem ao exterior, mas sugere evitar ida ao norte da Itália


Ministro da saúde informou que Brasil não irá interromper voos para Europa, mas pediu ‘bom senso’ na hora de decidir viajar para fora do país. Lombardia é a região da Itália que mais concentra casos do novo coronavírus. Após confirmar o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (26), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu “bom senso” dos brasileiros ao decidirem viajar à Itália neste momento.
“Se você não tem porque ir para Lombardia [norte da Itália], por que ir para Lombardia? Vou lá para olhar? Para passear? Não, passeia no Hemisfério Sul”, orientou Mandetta durante coletiva de imprensa. “Se for uma coisa que você pode evitar, evite. Agora é a regra do bom senso.”
A Itália é o país da Europa mais atingindo pelo Covid-19, o novo coronavírus, com 12 mortes e 374 casos de pessoas infectadas até esta quarta. Entre os infectados, a maioria estão na Lombardia.
Apesar do pedido de bom senso aos viajantes, o ministro afirmou que não há nenhuma restrição de viagem para o exterior.
“Não vamos fazer nenhum tipo de interrupção de voos porque não há nenhuma eficácia”, disse Mandetta, afirmando que o momento é “mais uma razão para fazer turismo interno no Brasil.”
Para os que realmente precisarem viajar à Itália, o ministro pede que o viajante tome os cuidados essenciais para prevenir a infecção por coronavírus e que não há motivo para pânico.
“(O coronavírus) é uma gripe que na grande maioria dos casos, mais de 97, 98% dos casos daqueles poucos que pegam esta gripe, evoluem ‘muito bem, obrigado’ e vivem sua vida como se nada tivesse acontecido”, afirma.
Dicas de prevenção
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra novo coronavírus. O ministério elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção:
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos;
Se for circular por áreas de risco, recomenda-se o uso de máscaras, lembrando que elas devem ser trocadas de duas em duas horas.
Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde.
Arte/G1
Coronavírus no Brasil
O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26). Além dele, há outros 20 casos em investigação e outros 59 já foram descartados.
O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, registrou em 25 de fevereiro a notificação do caso suspeito de um homem de 61 anos. Ele é brasileiro e viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.
Mapa dos casos suspeitos de coronavírus
Arte-G1
Primeiro brasileiro infectado pelo novo coronavírus tem 61 anos e esteve na Itália
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.