INCA prevê 8 mil novos casos de câncer no Maranhão em 2020


Destaque para o câncer de próstata, com 1850 casos previstos. Instituição reforça que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção. Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho é um dos principais hospitais do câncer no Maranhão
Reprodução/TV Mirante
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde, estima cerca de 8270 novos casos de câncer em todo o Maranhão durante 2020. Os números foram divulgados nesta terça-feira (4) e fazem parte do estudo “Estimativa 2020”, produzido com base em registros populacionais e de hospitais de câncer.
Veja os dados nacionais
Ao todo, o instituto prevê 4200 novos casos de câncer em homens e 4070 em mulheres. Veja os números:
Casos de câncer previstos para o MA em 2020
Dentre todos os casos, o destaque maior é para os casos de câncer de próstata, com 1850 casos, que correspondem a quase 50% dos casos previstos os homens.
Nas mulheres, os principais tipos de câncer que podem aparecer são os de mama e colo do útero no Maranhão.
De acordo com a instituição, a melhor forma de evitar os casos é a prevenção. Em relação aos números nacionais, o Inca cita como exemplo os casos de câncer de pulmão, que tiveram redução com as políticas de incentivo contra o fumo. A entidade afirmou, também, que outras indústrias precisam entrar nos esforços de prevenção, como a indústria de alimentos.
Nesta terça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também divulgou dados sobre o câncer. Segundo a organização, os registros da doença aumentarão cerca de 81% nos países em desenvolvimento até 2040.
Casos de câncer devem aumentar 81% nos países pobres até 2040, alerta OMS
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (3), a ONU alerta que se as tendências atuais se mantiverem, o mundo registrará um aumento global de 60% dos casos de câncer nas próximas décadas.
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.