Taxa de juros do cartão de crédito sobe em dezembro, mas a do cheque especial recua, diz Banco Central

A taxa média de juros cobrada no cheque especial voltou a cair em dezembro depois de apresentar alta em novembro. Por outro lado, a taxa de juros cobrada do rotativo do cartão de crédito apresentou nova alta no mês passado, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (29). Nas duas linhas de crédito, as taxas permanecem acima de 300% ao ano.
O juro médio do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas subiu de 318,3% ao ano, em novembro, para 318,9% ao ano, em dezembro deste ano. Durante todo o ano, o crescimento foi de 33,5 pontos percentuais, pois a taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018.
Já a taxa média do cheque especial, de acordo com a instituição, caiu de 306,6% em novembro para 302,5% em dezembro de 2019. Em todo o ano passado, o juro dessa modalidade de crédito caiu 10,1pontos percentuais – pois a taxa somava 312,6% ao ano no fim de 2018.
Limite para juros do cheque especial
Desde o dia 6 de janeiro de 2020, o juro cobrado do cheque especial está limitado a 8% ao mês.
Com o limite, o juro anual será de cerca de 150% ao ano, no máximo, de acordo com o Banco Central.
Essa foi a primeira vez que o Banco Central decidiu impor uma taxa máxima a uma linha de crédito com recursos livres, isto é, que não tem um direcionamento estipulado por lei (como ocorre com o crédito imobiliário ou microcrédito).
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.