Canadá confirma segundo caso de coronavírus do país


Paciente é esposa de homem diagnosticado com a doença no sábado (25) e está em isolamento; é o 7° caso no continente americano. Viajante usa máscara no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, Canadá, no sábado, 25 de janeiro de 2020.
Nathan Denette/The Canadian Press/AP
O governo canadense confirmou um segundo caso de novo coronavírus no país. Em um comunicado desta segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Ontário identificou a paciente como sendo a esposa do homem diagnosticado no sábado (25) como o primeiro caso do Canadá.
“O risco para os cidadãos é baixo”, disse um porta-voz do governo. A secretaria informou que ambos estão em isolamento e sendo monitorados.
O primeiro paciente foi internado após ter apresentado sintomas de deficiência respiratória quando retornou na semana passada de Wuhan, cidade considerada como epicentro da doença na China.
Com a confirmação do segundo caso canadense, passam a ser 7 confirmações de infecção por coronavírus no território americano. Na China são mais de 2 mil casos e 81 mortes.
Transmissão do vírus
O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas.
Ma afirmou ainda que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.
Casos de coronavírus pelo mundo
Arte/G1
Vacinas contra o vírus
Um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) deverá testar vacinas contra o coronavírus em humanos em até três meses, de acordo com a agência de notícias Reuters. A vacina será desenvolvida a partir do código genético desta nova mutação do coronavírus, conhecida como 2019-nCOV.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a cientistas de todo o mundo que estejam estudando o novo coronavírus compartilhem suas descobertas com a instituição mesmo sem a publicação oficial em periódicos oficiais.
A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou em 22 de janeiro um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. Rússia, por meio de seu órgão regulador, também havia anunciado que está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.
Initial plugin text
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.