Mercedes-Benz produzirá carros autônomos com sistemas da Nvidia a partir de 2024
Empresa de tecnologia já trabalha com Volvo, Volkswagen e BMW no desenvolvimento de veículos que dispensam o motorista. Sistema de manobrista autônomo no estacionamento do museu da Mercedes, na Alemanha
Divulgação
A Nvidia anunciou nesta terça-feira (23) que fechou um acordo com fabricante alemã Mercedes-Benz para fornecer uma plataforma de chips e software que pode ser usada para funções de direção autônoma nos carros produzidos a partir de 2024.
A Nvidia já tem parcerias com a Volvo para desenvolver caminhões autônomos, e com a Volkswagen, na criação da nova Kombi.
“Pretendemos unir forças para criar um veículo definido por um software e implantá-lo em toda a frota da próxima geração”, disse o diretor sênior de indústria automotiva da Nvidia, Danny Shapiro.
Shapiro se recusou a divulgar os termos financeiros do acordo. A parceria envolve chips e softwares para o sistema do veículo e ocorre na esteira da decisão da Mercedes na semana passada de interromper uma aliança com a rival BMW na área de veículos que não precisam de motorista.
Shapiro disse que a plataforma Nvidia Drive AGX Orin, um processador para veículos autônomos, será padrão em todos os veículos da Mercedes-Benz. Com isso, os consumidores poderão atualizar o software do carro da mesma maneira que os smartphones são atualizados hoje.
Questionado sobre como a parceria com a Mercedes-Benz afetará a colaboração de uma década da Nvidia com a Audi, Shapiro disse que nenhum dos acordos é exclusivo. Com a Mercedes-Benz, há “uma enorme dedicação, muita energia, um grande investimento das duas empresas para trazer isso ao mercado”, disse ele.
A Mercedes-Benz vendeu 2,39 milhões de carros em todo o mundo em 2019. As duas empresas trabalham juntas em tecnologia de carros autônomos e de inteligência artificial há mais de cinco anos.
Fonte: ECONOMIA