Qual a taxa de letalidade do coronavírus?

Ainda não há um percentual oficial, mas, de acordo com a OMS, taxa foi de 3,5% na China, primeiro país a registrar casos da doença causada pelo coronavírus. Ao G1, epidemiologista falou que falta de controle de casos impede estimativa. Entenda. Ainda não há um percentual oficial de letalidade por Covid-19. Até a última atualização desta reportagem, a taxa de letalidade era de 3,5% na China, segundo dados da OMS, e, fora do território chinês, a taxa registrada foi de 1,5%.
Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus
A falta de uma taxa consolidada se deve ao fato de as organizações de saúde não terem o registro todos os casos da doença, como os de pacientes que têm o vírus mas não manifestam sintomas, por exemplo.
Para a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro motivo para não existir uma taxa consolidadas é que a pirâmide epidemiológica do vírus ainda não é conhecida.
“Por exemplo, quantas são as pessoas assintomáticas que transmitem a doença, quantos têm o sintoma mas não vão para o hospital, quantos vão para o hospital e internam e, das que internam, quantas vão para a UTI”, explicou Bellei.
Há uma diferença entre taxa de mortalidade e de letalidade de uma doença. A taxa de mortalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar – seja uma cidade, estado, país, ou até mesmo o mundo inteiro.
Já a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela.
Veja outras perguntas e respostas sobre o coronavírus:
Quais são os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus?
Que produtos de limpeza matam o coronavírus?
Como o coronavírus é transmitido?
Como se prevenir do coronavírus?
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.