Últimas notícias de coronavírus de 1º de março


Austrália, Estados Unidos e Tailândia confirmaram primeiras mortes, Armênia e San Marino registraram primeiros casos e Brasil tem dois infectados. Veja destaques deste domingo. Veja as recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus
Neste domingo (1º), a Austrália informou que um idoso de 78 anos, que esteve a bordo do cruzeiro colocado em quarentena no Japão, morreu. Essa foi a primeira morte no país provocada por Covid-19. O Irã registrou um salto no número de infectados: 385 novos casos em 24 horas.
Saiba tudo sobre o novo coronavírus
Armênia e San Marino confirmaram os primeiros casos da doença. Com os novos registros, sobe para 53 o número de países atingidos pelo novo coronavírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja destaques de coronavírus deste domingo:
Brasil:
Infectologista fala sobre novo caso de coronavírus confirmado no Brasil
O segundo caso no país foi confirmado: um homem de 32 anos que esteve em Milão, na Itália, uma das regiões mais atingidas pelo Covid-19.
O país tem 207 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo levantamento de sábado (29) do Ministério da Saúde. Outras 79 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
Na sexta (28), cientistas do Brasil e de Oxford conseguiram sequenciar o genoma do novo coronavírus detectado em São Paulo. Enquanto outros países levam em média 15 dias, o caso brasileiro foi sequenciado em 2.
Também na sexta-feira, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial avisos de chamamento público para compra de 20 milhões de máscaras cirúrgicas, 4 milhões de máscaras tipo respirador e 12 milhões de aventais para atender profissionais de saúde em todo o país envolvidos no trabalho contra o coronavírus. A expectativa é de que o material chegue aos profissionais dentro de duas semanas.
Américas
Estados Unidos confirmam primeira morte no país pelo novo coronavírus
No sábado (29), os Estados Unidos registraram a primeira morte por Covid-19.
O Equador confirmou o primeiro caso de coronavírus no país: uma pessoa que chegou da Espanha há cerca de 15 dias está internada em uma UTI. É o segundo país da América do Sul a confirmar casos de Covid-19. O primeiro foi o Brasil, na quarta-feira (26).
Europa
San Marino, um microestado rodeado pelo norte da Itália, confirmou o primeiro caso da doença.
A Itália bateu, no sábado (29), a marca de mil casos no país. Segundo levantamento da agência de proteção civil do país, desde o início do levantamento, 1.128 foram infectadas, mas 50 se recuperaram. O país, o mais afetado fora da Ásia, tem agora 1.049 infecções, a maioria delas na Lombardia: 615. 29 mortes foram registradas.
Coronavírus na Itália: Região da Lombardia, no norte, é a mais afetada pelo novo vírus; Milão é a capital
G1
Oriente Médio
Iranianos usam máscaras protetoras contra o novo coronavírus em Teerã, no Irã, no sábado (29).
Nazanin Tabatabaee/Wana via Reuters
O Irã registrou um salto no número de casos, segundo informações da Associated Press: de 593 no sábado (29) para 978 neste domingo (1º). São 385 novas infecções em 24 horas. O país tem 54 mortes pela doença.
O Kuwait elevou para 46 o número de pessoas infectadas pelo vírus no país. A maioria dos casos, incluindo o último identificado, é de pessoas que viajaram para o Irã ou tiveram contato com pessoas que estavam lá, segundo o governo.
Ásia
Casal em roupas tradicionais coreanas, hanbok, usa máscaras para se proteger contra o novo coronavírus no Palácio Gyeongbok, no centro de Seul, na Coreia do Sul.
Kim Hong-Ji/Reuters
A Tailândia registrou a primeira morte pela doença. O país tem 42 casos confirmados, segundo levantamento de sábado (29) da OMS.
A Coreia do Sul registrou mais 586 casos de Covid-19, segundo a agência coreana Yonhap. Agora, existem 3.736 infectados no país, o maior número fora da China. 18 pessoas morreram por causa da doença. As autoridades de saúde do país afirmaram que é provável que o número de infectados continue subindo.
A Armênia confirmou o primeiro caso da doença: um paciente de 29 anos que havia estado no Irã, o epicentro da doença no Oriente Médio. Segundo o governo, ele foi atendido na sexta-feira (28) e passa bem.
A China tem 79.968 casos da doença, com 2.873 mortes.
Outros países
A Austrália registrou a primeira morte por Covid-19: um homem de 78 anos que esteve a bordo do navio “Diamond Princess”, que foi posto em quarentena no Japão.
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.