China tem 427 novos casos e 45 mortes por coronavírus
Novos casos da doença no país atingiram menor número em um mês, de acordo com dados da OMS. Mulheres usam máscaras contra o novo coronavírus em Minsk, Bielorrússia, nesta sexta-feira (28).
Sergei Grits/AP
A China confirmou nesta sexta-feira (28) 427 casos de coronavírus e 45 novas mortes devido à doença. Nesta quinta-feira (27), o país registrou o menor número de infecções desde o início da epidemia.
Número do coronavírus na China:
79.251 casos confirmados
1.418 casos suspeitos
658.547 contatos próximos de pacientes rastreados
58.233 contatos próximos ainda em observação médica
Evolução dos casos de coronavírus na China
Fabio Manzano e Elida Oliveira/G1
Desde que a nova doença foi identificada, a China vinha registrando cada vez mais casos dia a dia. A comprovação era feita após exames de detecção de RNA (ácido ribonucleico) que identificavam traços do novo coronavírus no organismo do paciente.
Com o avanço da epidemia, a China mudou a metodologia e passou a usar exames clínicos e de imagem para colocar pacientes em quarentena – o que levou ao pico de 19.461 novos casos em 17 de fevereiro.
Como lavar as mãos do jeito certo com água e sabão
Nesta sexta (quinta-feira no Brasil), foi registrado o menor número de novos casos. Apesar da queda, a OMS elevou o risco da epidemia de coronavírus para “muito alto”, levando em consideração a situação nos demais países. Ainda não está declarada a pandemia.
Os novos casos de coronavírus têm crescido em outras nações. Nesta sexta, ao menos cinco países em quatro continentes confirmaram casos da infecção.
Situação no Brasil
O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações – há somente um caso positivo. O levantamento aponta ainda que outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
No balanço anterior, divulgado nesta quinta-feira (27), havia 132 casos e outras 213 notificações, mas muitas delas não foram confirmadas como casos suspeitos. O governo reforçou a necessidade de manter o foco no controle da dispersão do vírus e disse que a melhor alternativa são os cuidados com a higiene.
“Água e sabão é a melhor prevenção. A melhor estratégia é lavar a mão com água e sabão”, disse o secretário nacional de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, na apresentação do boletim.
O levantamento mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).
Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas
Arte/G1
Initial plugin text
Fonte: SAUDE