Anatel abre prazo de 45 dias para discutir regras do leilão 5G

Anatel abre prazo de 45 dias para discutir regras do leilão 5G


Leilão, previsto para novembro, deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta segunda-feira o prazo de 45 dias para discutir as regras do leilão da quinta geração de telefonia (5G). O aviso de consulta pública foi publicado na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU).
A versão preliminar do edital foi aprovada pela diretoria da agência no dia 6 de fevereiro. O leilão é considerado o maior da história da Anatel, com oferta de 3,7 gigahertz (GHz) em capacidade adicional de radiofrequência dedicada à transmissão de dados por dispositivos móveis.
As licenças de serviço estão divididas em blocos distribuídos nas faixas de 700 megahertz (MHz), 3,5 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz.
O leilão, previsto para novembro, deve movimentar R$ 20 bilhões entre o preço de aquisição das licenças, que será fixado na versão final do edital, as obrigações de investimento na expansão de redes e o custo de instalação de filtro para proteger o sinal de antenas parabólicas de interferências.
Mapa das privatizações: governo tem 115 projetos em carteira e quer leiloar 64 projetos em 2020
No leilão de 5G serão ofertadas quatro faixas de frequência: 700 MHz, 2,3 GHz, 26 GHz e 3,5 GHz. A faixa de 3,5 GHz é a que desperta mais interesse das empresas de telefonia. As faixas de frequências são espectros usados, por exemplo, para a oferta de telefonia celular e de TV por assinatura.
Infográfico explica o que é o 5G
Fernanda Garrafiel/G1
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.