Mapeamento de propriedades vai facilitar localização na zona rural


Cerca de 340 mil propriedades devem ser mapeadas, além de estradas rurais. Mapeamento de propriedades vai facilitar localização na zona rural
Reprodução/TV TEM
Nós não conseguimos notar a olho nu, mas os satélites estão a quilômetros de distância recebendo e enviando sinais. São mais de três mil na órbita da Terra, gerando informações a cada segundo.
Os dados estão facilitando o trabalho dos produtores rurais. Se antes era difícil chegar a uma área rural, agora é preciso apenas um código para encontrar a localização exata das propriedades.
A tecnologia plus codes é uma ferramenta desenvolvida por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e está disponível de graça na internet. O produtor precisar saber apenas as coordenadas de latitude e longitude. As informações são convertidas em códigos. Aí é só usar o mapa para traçar a rota
Donizete Paifer produz gado e grãos. A propriedade dele fica perto da Rodovia Raposo Tavares, em Itapetininga (SP), mas as curvas da estrada de terra já confundiram muita gente e até deram prejuízo no passado.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 02/02/2020)
Mapeamento de propriedades vai facilitar localização na zona rural
Itapetininga é o terceiro maior município do estado em extensão territorial. São 1.790 quilômetros quadrados. Na zona rural, quando as informações sobre localização não são claras, até o serviço da polícia é prejudicado. O capitão da PM Éder Vieira Bueno diz que, de posse das informações corretas, o tempo de atendimento vai cair muito.
Até abril, mais de 340 mil propriedades de 645 municípios do interior paulista vão ter um endereço digital.
É o caso da Estrada Municipal Delfino Tavares Rosa, em Itapetininga. Ir ao local com o código já está muito mais fácil. Paulo Rosa tem uma propriedade nas proximidades, mas ainda não conta com o endereço digital. Ele está na expectativa de que a novidade chegue logo.
O acesso fácil vai ajudá-lo a iniciar um projeto antigo. A ideia é que turistas de todos os cantos conheçam de perto as diferentes variedades de frutas que ele planta.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.