Resultados parciais apontam derrota da extrema direita no norte da Itália

Fracasso da Liga nas eleições regionais da Emilia Romana representa duro golpe para Matteo Salvini. A candidata da Liga perdeu para a esquerda nas eleições regionais da Emilia Romana, no norte da Itália, apontam resultados parciais divulgados nesta segunda-feira (27). O resultado é um duro golpe Matteo Salvini, que é líder do partido.
O atual presidente da região, Stefano Bonaccini, do Partido Democrático (esquerda), supera 50% dos votos da votação de domingo (26), enquanto a candidata da Liga, Lucia Borgonzoni, está com 43%, de acordo com a France Presse.
“Ganhamos sem tanto alarde”, festejou Bonaccini.
Repercussão
A derrota da Liga vai ter repercussões políticas, mas já representa um alívio à coalizão que governa o país, formada pelo PD e pelo Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema). O governo temia que uma vitória da extrema direita neste reduto da esquerda provocasse sua queda.
Para muitos analistas, as eleições regionais eram um “referendo” a favor ou contra Salvini, e a favor ou contra o governo de coalizão à frente do país.
Salvini, que lidera as pesquisas em nível nacional com 30% das intenções de voto, sonha em voltar ao poder e conquistar com sua linha de ultradireita esta próspera região do norte da península. Governada pela esquerda desde a queda do fascismo, a região é o orgulho de todo país por seu modelo econômico e estilo de vida.
“A Emilia Romana continua sendo vermelha”, afirma a manchete do jornal local “Il Resto del Carlino”.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.