China diz que capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo
Em coletiva de imprensa, ministro disse que conhecimento sobre vírus ainda é limitado, mas que esforços de contenção serão intensificados. Infecção matou 56 pessoas no país. Jornalista usa uma máscara protetora durante coletiva com ministro da Comissão de Saúde da China, Ma Xiaowei sobre o surto do novo coronavírus em Pequim
Thomas Peter/Reuters
O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo. A infecção causada pelo vírus matou 56 pessoas no país.
Ma afirmou ainda durante a coletiva que os esforços de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados. Segundo ele, o conhecimento das autoridades sobre o novo vírus ainda é limitado, mas não foi constatada mutação.
Mortes pelo coronavírus
Dados divulgados pelo governo local no sábado (25) mostram que o número de mortes causadas pelo coronavírus na China chegou a 56, incluindo a primeira vítima fatal em Xangai. De acordo com a agência Reuters, 1.975 pessoas já tiveram diagnósticos da doença confirmados no país e 49 estão curadas.
A província de Hubei tinha 13 cidades com restrições de circulação até sexta-feira, o que afeta cerca de 40 milhões de pessoas. Na manhã de domingo (26, horário local), foi anunciado que a cidade de Tianjin também irá interromper a circulação de todos os ônibus intermunicipais para tentar conter a disseminação do vírus.
China suspende viagens turísticas
A China vai suspender todas as viagens turísticas que partem do país a partir de segunda-feira (27) para tentar conter o surto de coronavírus. Neste sábado a Associação de Turismo da China anunciou que as viagens em grupo ao exterior estarão suspensas. Segundo a associação, viagens domésticas já estavam sob restrição desde sexta-feira (24).
Parques temáticos fechados
Portão trancado no parque temático da Disney em Hong Kong
Tyrone Siu/Reuters
Os populares parques de diversões de Hong Kong Disneyland e Ocean Park serão fechados a partir deste domingo (26) para evitar a propagação do vírus. Em Xangai, o governo também anunciou que o parque da Disney ficará fechado. A China está em feriado do Ano Novo Lunar, período em que os parques costumam ficar cheios de turistas.
Casos de coronavírus no mundo
Rodrigo Sanches/Arte G1
Fonte: SAUDE